O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema divulgou o longa-metragem escolhido para abrir a 27ª edição, dia 5 de agosto. Será “Uma mulher fantástica”, que faz no Cine Ceará sua première no Brasil, abrindo também a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. Produção chilena de 2017, com direção de Sebastián Lelio, o filme foi vencedor do Urso de Prata de roteiro e do Prêmio Teddy no Festival de Berlim, na Alemanha. O Chile é o país homenageado nesta edição, que realiza, de 1 a 6 de agosto a Mostra do Cinema Chileno, na Caixa Cultural Fortaleza, ocasião em que será exibida uma outra produção de Lelio, “Glória”, de 2013.

Antes do longa, será exibido o filme de animação “A luz da mata”, realizados pelos alunos do projeto Enel Compartilha Animação, em oficina conduzida pelo cineasta Telmo Carvalho. Será a estreia nacional deste curta-metragem. O Enel Compartilha Animação, antigo Cine Coelce, integra os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela Enel e é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura (Secult). Desde sua criação já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado, realizando oficinas de cinema de animação com foco no meio ambiente e na importância de se preservar os recursos naturais. 

Festival divulga também lista de curtas da mostra Olhar Ceará

O festival selecionou 23 filmes de curta-metragem para a mostra Olhar do Ceará, criada na edição de 1999 como um espaço para ver e discutir o audiovisual cearense. Dentre os selecionados, são dez filmes de ficção, nove documentários e quatro produções experimentais. A melhor obra eleita pelo júri receberá o Troféu Mucuripe. O Cine Ceará acontece de 5 a 11 de agosto em Fortaleza e as exibições da Mostra Olhar do Ceará acontecerão no Cinema do Dragão.

 A curadoria da mostra Olhar do Ceará nesta edição foi composta por André Bloc, Beatriz Saldanha, Camila Vieira, Diego Benevides e Érico Araújo Lima, membros da Associação Cearense de Críticos de Cinema. A composição curatorial teve por motivação fundamental expressar uma heterogeneidade de formas e desejos na relação com o cinema.

“Dentro da nossa aposta, elaborar essa curadoria consiste menos em estabelecer uma espécie de crivo valorativo do que em desenhar uma paisagem atravessada pelas diferenças constituintes dos cinemas feitos no Ceará”, explicam em texto assinado conjuntamente. “Tentamos possibilitar a uma comunidade de espectadores o encontro com filmes que nos interrogam constantemente sobre caminhos possíveis junto às formas cinematográficas e sobre múltiplas maneiras de engajamento no presente”, continuam.

Mostra Olhar do Ceará do 27º Cine Ceará:

• A Lenda Cotidiana - Bárbara Moura e S. de Sousa. Documentário.
• Ao Mar - Esaú Pereira Barbosa. Ficção. Livre
• Atalanta - Fernanda Brasileiro e Hylnara Vidal. Experimental. Livre.
• Candeias - Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues. Livre.
• Close - Rosane Gurgel. Documentário. Livre.
• Estudos de Vertigem - Indira Brígido. Experimental. Livre.
• Fôlego - Kamille Costa. Ficção. 16 anos.
• Guiana Francesa - Edmilson Filho e Olavo Junior. Ficção. 14 anos.
• Iracema - Francisco Carneiro. Ficção. Livre.
Jonas Banhado em Sangue - Mateus Bandeira. Ficção. 16 anos.
Lugar nenhum - Wesley Guerreiro. Experimental.  14 anos.
Maria Auxiliadora - Natália Maia. Ficção. Livre.
O Céu Desaba - Mariana Gomes. Documentário. Livre.
O Dia do Silêncio - Clébson Oscar. Documentário.  Livre.
O Vigia - Priscila Smiths e P.H.Diaz. Ficção. 16 anos.
Ossuário - Diogo Braga e Thales Luz. Experimental. Livre.
Projeto Raízes - Jamylle Cavalcante e Rafaela Batista. Documentário. 12 anos.
Rastros - Sabina Colares e Samarkandra Pimentel. Documentário. Livre.
Sintera - Fellipe Farias. Documentário. Livre.
Sítio Veiga - Carla Moreira. Documentário. Livre.
Soturna - Léia Ávila. Ficção. Livre.
Superdance - Pedro Henrique. Ficção. Livre.
Voar - Cesar Teixeira. Ficção. 14 anos.

Serviço: 27° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 5 a 11 de agosto de 2017 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com

Veja Também

IMAGE
(Idem) Gênero: Documentário – Origem: Brasil/2015 –...
IMAGE
(Hippocrates)   Gênero: Comédia/Drama – Origem:...
IMAGE
Com roteiro da criadora de Harry Potter, a próxima...