Documentário Glauco do Brasil teve sua estreia mundial na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e chega ao circuito nacional em 10 de março

Em 1998, aos 12 anos de idade, o diretor Zeca Brito entrevistou com uma câmera amadora o pintor Glauco Rodrigues em sua terra natal, Bagé, no Rio Grande do Sul. Ele ainda não sabia, mas ali começava o documentário Glauco do Brasil. Depois de sua morte (em 2004), sua obra permaneceu obscura até que, em 2013, durante a exposição "O Anjo da História", realizada na Escola de Belas Artes de Paris, com curadoria do renomado teórico francês Nicolas Bourriaud, um novo olhar foi lançado sobre o artista brasileiro que, segundo Bourriaud, foi esquecido em seu próprio país por não seguir as regras do mercado da arte e da história oficial, uma história modernista.

A partir de então, Zeca Brito deu continuidade às filmagens, desta vez com uma equipe profissional, visando investigar a trajetória de vida de Glauco Rodrigues através de sua obra. Pela pintura de Glauco, redescobrimos o Brasil, sua história, cultura e época. O pintor apresenta uma espécie de iconografia da ditadura, se apropria da cultura erudita e popular, revelando um país e suas mazelas. A narrativa é costurada por entrevistas com intelectuais, artistas e críticos de arte como Frederico Moraes, Luís Fernando Veríssimo, Ferreira Gullar, Affonso Romano Sant’Anna, Nicolas Bourriaud e o colecionador Gilberto Chateaubriand, tendo como fio condutor depoimentos do próprio Glauco Rodrigues.

Lista completa de entrevistados: Affonso Romano de Sant’Anna, Ailema de Bem Bianchetti, Aniko Herskovits, Anna Letycia Quadros, Antonio Cava, Camila Amado, Carlos Scliar, Carlos Vergara, Cecil Thiré, Ferreira Gullar, Francesca Rizzo, Frederico Morais, Gilberto Chateaubriand, Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti, João Bosco, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Camillo Osório, Maeve O’ Neill Sanger, Maria Luiza Leão, Nicolas Bourriaud, Norma Estelita Pessôa, Ricardo Cravo Albin, Roberto Cabot, Stepan Nercessian. 

Veja o trailer do longa abaixo:

Veja Também

IMAGE
Nosso editor, André Cavallini, comenta o novo filme da...
IMAGE
(Teenage Mutant Ninja Turtles 2) Gênero: Aventura –...