Trafegando em uma área nebulosa entre pirataria e legalidade, os emuladores chegam aos poucos ao mercado
 
 
Algumas empresas já permitem que seus consoles ‘conversem’ com outras pla­­­taformas. Outras, enquanto não per­­mitem tal possibilidade, sofrem com a che­ga­da de emuladores que desbloqueiam esse im­pe­di­­mento e abrem caminho para a pirataria. A última novidade em termos de emuladores é o Cemu, que permite emular jogos de Wii U no PC. Ainda que de maneira bastante ru­di­mentar, Exzap, criador do software, garante que é possível rodar jogos exclusivos da Nintendo em um PC. Tecni­camente, o emulador é capaz de renderizar os gráficos do console original man­tendo a alta definição. Obviamente, essa op­ção só se dá a partir dos jogos originais, como é o caso Super Smash Bros. e The Legend of Zel­da: The Wind Waker HD.
Como o Cemu está em fase inicial de de­sen­vol­­vimento, assim como definiu Exzap, o emu­la­­dor possui uma série de ajustes a serem feitos, co­­mo a possibilidade de utilizar controles, ajus­tes de transmissão dos frames que ainda ro­dam com qualidade bastante duvidosa e outros cra­shes. Além de todos esses percalços, quem real­men­te está pagando para ver tal fun­cio­na­li­dade de­ve ter um PC com Windows 10 – ver­são 64 bits – para executar o programa de modo qua­se sa­tis­fatório.  

 
Vale lembrar, no entanto, que Ce­mu não dá opções de áudio.Alguns aventureiros que resolveram testar o soft­­ware postaram os resultados e logo se vê que ta­manha engenhosidade não valeu a pena. Ra­ros são os casos em que os jogadores con­se­guem passar a tela inicial do software ou a aber­tura dos games. Por isso, a experiência não é ga­ran­tida! Além disso, só é possível testar tal emu­lador se o jogador for o proprietário de um Wii U, bem como dos jogos citados. 
Esse tipo de emulador utiliza uma brecha no sis­­tema original do console, que permite a re­pro­du­ção do conteúdo em outra plataforma. A in­dús­tria dos games nunca apoiou esse tipo de ati­­vi­dade e considera a prática um ato de con­tra­ven­­ção, uma vez que a pirataria poderia se beneficiar e muito desses emuladores. 

Veja Também

IMAGE
Novo bundle do Xbox One traz, além do console com 1TB de...
IMAGE
O aguardado game de ação da Ubisoft Rainbow Six Siege já...
IMAGE
Aprovado no Steam Greenlight, jogo brasileiro Tiny Little...