Os seriados e as animações japonesas estão presentes na televisão brasileira há décadas. Hoje, elas estão desembarcando também no nosso home entertainment e são alvo de fãs e colecionadores. Confira!

Nomes como Pokémon, Cavaleiros do Zodíaco, Power Rangers, Dragon Ball Z e Yu Gi Oh! lembram a você alguma coisa? Que tal Akira, Jaspion, Jiraiya e Yu Yu Hakusho? Todos eles são ou já foram exibidos pela televisão aberta brasileira e fazem parte da cultura popular nacional. E o que eles têm em comum? Todos são oriundos do Japão. Mesmo Power Rangers? Sim. Para informação, os “rangers” são um subproduto norte-americano da famosa saga dos Super Sentai – os esquadrões especiais – japoneses, que começaram a ser produzidos no final dos anos 1960. Alguns exemplos deles são os Changeman, os Flashman, entre muitos outros. No Brasil, os seriados nipônicos tiveram como primeiro representante o já veterano National Kid, ainda em preto-e-branco. Já nos anos 1980, mais precisamente em 1988, houve uma nova invasão de personagens do gênero e tanto os seriados do tipo live action quanto as animações firmaram os dois pés na programação fixa de nossas redes de TV. E não só na forma de seriado, mas também os longas-metragens de animação também ganharam destaque, ganhando prêmios internacionais e ganhando cada vez mais respeito de público e crítica. Esses personagens que marcaram época estão chegando aos poucos ao home entertainment.

Sucesso no varejo

Depois de deixarem as grades de programação e caírem no esquecimento – ao menos na telinha, não na memória dos fãs –, o lançamento em DVD tornou-se uma das opções para que esses produtos estejam ao alcance dos colecionadores e da nova geração. Seriados de estrondoso sucesso por anos a fio, exemplos de Jaspion, Changeman e do ninja Jiraya, já lançados no varejo nacional pela Focus Filmes, que os disponibiliza na forma de DVDs individuais, packs e até mesmo latas diferenciadas, com itens interessantes como camiseta, boneco, pôster e cartões bacanas. Entre os produtos já lançados nessa seara, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Flashman, Jiban se juntam a diversas temporadas de Cavaleiros do Zodíaco, fenômeno durante a década de 1990 na televisão, que já teve episódios no formato de seriado e de longa-metragem, além, é claro, de games. 

 

Já disponíveis

Para quem gosta dos “animes”, tanto de hoje quanto do passado, há muitas opções disponíveis para ter e colecionar. Considerada uma produção Cult, Akira, de Katsuhiro Ôtomo, foi lançada também pela Focus Filmes, em edição de colecionador, com uma lata com as duas versões da animação (a de 1988 e a remasterizada, com dublagem original), pôster e dois cards. A animação O Fantasma do Futuro, do mesmo criador de The Sky Crawlers – Eternamente, Mamoru Oshii, chegou ao mercado pelas mãos da Flashstar e é outro marco do gênero, mostrando um futuro alternativo e violento. A Sony também já disponibilizou no varejo Final Fantasy VII – Advent Chindren, uma produção na forma de longa-metragem e que faz parte da famosa franquia de jogos de RPG. O DVD possui vários extras, como making of e um especial sobre sua exibição no Festival de Veneza. Essa mesma saga teve seu início cinematográfico com Final Fantasy, lançado em 2001, dirigido por Hironobu Sakaguchi e dublado em inglês por vozes famosas – Ming-Na, Alec Baldwin, Steve Buscemi, entre outros. Quem o lançou foi a Columbia (Sony, atualmente), em edição especial dupla.

Estes são apenas poucos exemplos, já que estamos falando de uma enorme gama de títulos e um sem-número de versões e capítulos das sagas. Fique atento para os lançamentos publicados em nossos guias e não perca a oportunidade de comprar seus favoritos.

 

 

Veja Também

IMAGE
Novo programa da TV Rá Tim Bum! ensina educação...
IMAGE
Com a estreia da segunda temporada do seriado da Netflix,...
IMAGE
Especial celebra quinquagésimo aniversário da franquia e...